Páginas

Colisão de Galáxias

   Galáxias são sistemas formados por estrelas, planetas, buracos negros, nebulosas, nuvens de poeira e outros objetos ligados gravitacionalmente. Existem, provavelmente, mais de 200 bilhões de galáxias no nosso Universo. Cada galáxia possui entre algumas dezenas de milhões e uma centena de trilhões de estrelas. Se assumirmos que cada estrela tem ao menos 1 planeta obtemos a quantidade total de planetas calculando o número total de estrelas (galáxias x média de estrelas), que é um número com mais de 20 casas decimais.
   As galáxias interagem umas com as outras pela força da gravidade. A Via-Láctea, por exemplo, possui pequenas galáxias satélites e irá colidir com a Galáxia de Andrômeda em alguns bilhões de anos. Colisões de galáxias são espetáculos maravilhosos, que desafiam a nossa compreensão de tempo, velocidade, espaço e distância. É uma dança entre sistemas enormes, compostos por bilhões ou trilhões de partes, que dura milhões de anos. É a coisa mais bonita do Universo e, infelizmente, nenhum de nós jamais poderá vê-la por completo devido a brevidade da vida humana. Mas podemos ver várias colisões de galáxias, silenciosa e lentamente, ocorrendo:
Essa é a galáxia NGC 2623, que um dia já foi duas galáxias diferentes. A colisão ainda está ocorrendo e durará mais alguns milhões de anos.
Colisão entre as galáxias NGC 4038 e HGC 4039.
Colisão das Galáxias Camundongos.
    Veja uma simulação da colisão entre a nossa Via Láctea e a galáxia de Andrômeda:



Fotos: Wikimedia (commons.wikimedia.org)