Páginas

Paisagens de Outros Mundos

    A maioria das sondas enviadas a outros planetas, luas e asteroides apenas entra em órbita ao redor destes ou passa por perto, poucas pousam nestes corpos celestes. Máquinas criadas por seres humanos conseguiram pousar com segurança em apenas 4 mundos: a nossa Lua, Marte, Vênus e a gelada lua de Saturno: Titã. Elas retornaram dados significantes e belíssimas imagens da superfície de outros planetas e luas.

Lua

    A primeira sonda a pousar na Lua e transmitir imagens foi a soviética Luna 9 em fevereiro de 1966. As missões posteriores, Luna 17 e Luna 21, enviaram os primeiros rovers à Lua. As missões Luna 16, Luna 20 e Luna 24 pousaram, coletaram rochas e poeira e voltaram em segurança para a Terra. O programa soviético Luna retornou uma imensa quantidade de dados, mas nem se compara ao programa tripulado americano Apollo. Em 20 de Julho de 1969 a nossa espécie colocava os pés em outro mundo, "um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a Humanidade" - disse Neil Armstrong ao pisar pela primeira vez no solo lunar. Confira algumas imagens da superfície lunar:
Astronauta Irwin da Apollo 15 ao lado do jipe lunar.
Astronauta Schimitt da Apollo 17.

Astronauta Edgar Mitchel da Apollo 14 montando um experimento.

Marte

    Marte foi (e ainda é) o destino da maioria das sondas espaciais. A primeira a transmitir imagens de qualidade do solo marciano foi a sonda Viking 1. Após décadas de exploração da superfície marciana temos uma grande quantidade de imagens incríveis das inóspitas paisagens do "planeta vermelho". Confira:
Paisagem marciana semelhante aos desertos da Terra.

Paisagem marciana com destaque ao céu marrom (às vezes laranja) causado por partículas de poeira.

Paisagem marciana com montanhas ao fundo.

Pôr do Sol em Marte.

Vênus

    Vênus é considerado o planeta irmão da Terra, pois tem praticamente o mesmo tamanho (e consequentemente a mesma gravidade) e sua órbita é apenas um pouco mais próxima do Sol. Apesar das semelhanças iniciais, Vênus possui um efeito estufa mortal devido sua atmosfera ser composta principalmente por gás carbônico. Vênus é coberto por nuvens também são mortais, uma vez que são feitas de ácido sulfúrico. As temperaturas médias em Vênus ultrapassam 460º e a pressão é 90 vezes maior do que a terrestre. Apenas sondas soviéticas pousaram e enviaram imagens de Vênus. Por causa das condições extremas elas só duraram algumas horas ou minutos após o pouso. Confira imagens tiradas por sondas soviéticas:
Imagem da superfície de Vênus tirada pela sonda Venera 13 em 1º de Março de 1982.

Imagem da superfície de Vênus tirada pela outra câmera da sonda Venera 13 em 1º de Março de 1982.

Imagem da superfície de Vênus tirada pela sonda Venera 13 em 5 de Março de 1982.
Fonte: http://bit.ly/GKY6i

Titã

    Titã é a maior lua de Saturno, é a única lua do sistema solar com uma atmosfera semelhante à da Terra e também o único corpo celeste, além da Terra, que contém rios e lagos. Mas, diferentemente do nosso planeta natal, os lagos, rios e as chuvas em Titã não são feitos de água. São feitos de metano e etano líquidos. A sonda europeia Huygens pousou em Titã em 2004 e obteve uma única foto da superfície do satélite saturniano:
Superfície de Titã (a maioria das rochas são, na verdade, gelo).
Fotos: Wikimedia (commons.wikimedia.org)