Páginas

As Luas de Júpiter

    Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, sendo mais de 1000 vezes maior do que a Terra. As quatro maiores luas de Júpiter foram descobertas por Galileu Galilei em 1610, são elas (por ordem orbital): Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Essas luas são tão grandes que se tivessem sua própria órbita ao redor do Sol seriam consideradas como planetas.
Luas Galileanas comparadas com a Terra e a Lua.

Io

    Io é a lua galileana mais próxima de Júpiter, por estar tão próxima ela é influenciada pela gravidade joviana do mesmo jeito que a Terra é influenciada pela gravidade da Lua. Na Terra essa influência causa as marés nos oceanos. Em Io acontece a mesma coisa, mas em vez da água dos oceanos o que sobe é o próprio solo. A influência de Júpiter é tão grande que chega a alterar o diâmetro de Io em cerca de 100 metros. Esse processo gera calor por fricção no interior dessa pequena lua e produz enormes vulcões. A amarelada coloração de Io é devida ao enxofre e dióxido de enxofre produzidos pela atividade vulcânica. Confira as imagens:
Io com uma grande mancha vermelha causada por uma erupção.
Io, cada mancha preta é, possivelmente, um vulcão de grandes proporções.

Europa

    Europa é a lua mais incrível de Júpiter, ela é toda coberta de gelo de água e por também sofrer influência gravitacional como Io possui um oceano subterrâneo global. A influência gravitacional se torna mais evidente quando se observa o grande número de rachaduras com centenas de quilômetros em sua superfície. Europa é, junto com Marte, o melhor lugar para se encontrar vida extraterrestre no Sistema Solar. Existe duas vezes mais água em Europa do que na Terra. Confira as fotos:
Europa (mosaico de fotos da sonda Galileu). 
Europa (Foto tirada pela sonda Galileu).
Rachaduras na superfície congelada de Europa.
Rachaduras e detalhes da superfície de Europa.

Ganimedes

    Ganimedes é a maior lua de Júpiter, ela é maior até do que o planeta Mercúrio. Sua superfície é composta por gelo de água e poeira, apesar de estar um pouco mais longe de Júpiter ela também sofre a influência da gravidade joviana e possivelmente possui água líquida no subsolo.
Foto de Ganimedes tirada pela sonda Voyager 1.
Foto de Ganimedes tirada pela sonda Galileu.

Calisto

    Calisto é a lua galileana mais distante de Júpiter e a segunda maior. Sua superfície é caracterizada pelo grande número de crateras. Grande parte de Calisto é composta por gelo de água e, como Europa e Ganimedes, há a possibilidade de haver água líquida no subsolo. Confira:
Foto de Calisto tirada pela sonda Galileu. 
Foto de Calisto tirada pela Voyager 1.
Fotos: Wikimedia (commons.wikimedia.org)